O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
é um dos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) e tem como objetivos:
- incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
- contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e
- contribuir para a articulação entre teoria e prática, necessária à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
O curso de Licenciatura em História
da UENP desenvolve o Projeto PIBID-História desde o 2º semestre de 2012,
atuando junto a duas escolas em Jacarezinho e Santo Antonio da Platina, com 11
bolsistas, 2 professores supervisores e 1 coordenador de área, atendendo cerca
de 600 estudantes da Educação Básica. As avaliações feitas pela equipe
pedagógica dos colégios, a respeito das intervenções realizadas pelos bolsistas
do projeto têm sido altamente positivas. Os professores de estágio curricular,
por sua vez, têm relatado a mudança de postura e perspectiva dos graduandos
pibidianos em relação à ação docente. As atividades desenvolvidas pelo projeto
PIBID HISTÓRIA 2012-2013 podem ser visualizadas através dos endereços
eletrônicos:
http://pibidhistoriauenp.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/PibidHistoriaUenp.
http://pibidhistoriauenp.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/PibidHistoriaUenp.
A proposta do PIBID HISTÓRIA UENP
2014-2018 busca continuar e ampliar o trabalho já realizado anteriormente,
objetivando o incremento da formação inicial do licenciando em História,
articulando ensino, pesquisa e extensão, com discussão conjunta com os professores
das escolas atendidas sobre o planejamento das aulas, superando a dicotomia
academia/escola básica. Dentro deste propósito busca-se implementar uma rotina
para todos os envolvidos que inclui: reuniões de estudo, discussão e avaliação
dos trabalhos; criação de instrumentos de diagnóstico, inicial e final, da
consciência histórica dos estudantes do Ensino básico; preparação de aulas
conforme conteúdo curricular, incluindo diversos procedimentos próprios da
disciplina de História; inserção dos graduandos nos ritos escolares,
abrangendo, até mesmo, reuniões pedagógicas e de formação docente;
desenvolvimento de atividades em espaços alternativos, inclusive com atividades
complementares de contra-turno; desenvolvimento de blogs para cada turma de
estudantes atendidas, com ferramentas de discussão das atividades desenvolvidas
em sala, extrapolando o tempo escolar e estendendo os debates para além da sala
de aula.
O Projeto PIBID/História UENP conta também com as discussões e pesquisas do GPEH, Grupo de Pesquisa Ensino de História, registrado no CNPq desde 2008, que tem como líderes Prof. Dr. Jean Carlos Moreno e a Profª. Ms. Marisa Noda. Participam também do GPEH: Prof. Dr. Flávio Ruckstadter (UENP); Prof. Ms. Luis Ernesto Barnabé (UENP); Prof. Dra. Vanessa Campos M. Ruckstadter (UENP); Profª. Ms. Luciana Evangelista (UEL); Profª. Ms. Erica da Silva Xavier (UEL), Prof. Esp. Jessica Moura (IFPR). O grupo realiza reuniões mensais de discussão de textos, procedimentos e apresentação de pesquisas e um evento anual: a Jornada de Ensino de História. O GPEH é também responsável pela linha de Ensino de História no curso de Pós-graduação: História: cultura e sociedade da UENP. Com o objetivo geral de formação de professores-pesquisadores do ensino de história, o GPEH conta atualmente com três Linhas de Pesquisa: Cultura escolar e ensino-aprendizagem de História, História da escolarização e do ensino de História, e Memória e Formação de Professores de História. Cabe ressaltar também que o Projeto PIBID/História é desdobramento dos trabalhos realizados pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa de História (LEPHIS).
Objetivos da proposta 2014-2018
- Qualificar os processos de formação profissional dos licenciandos de História, fortalecendo o compromisso de atuação na escola pública de educação básica.
- Criar possibilidades para que o contexto escolar seja também objeto de investigação, ampliando o olhar indagador do futuro professor-pesquisador de História e seus enfrentamentos e ajustes com a tradição escolar instituída.
- Contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica dos professores da rede pública e ampliar o seu compromisso com a aprendizagem dos estudantes, estabelecendo práticas de cooperação com a Universidade.
- Desenvolver materiais didáticos e propostas inovadoras de intervenção em sala de aula e em espaços alternativos, bem como avaliar seus resultados do ponto de vista da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.
Resultados Pretendidos
- Aprimoramento na formação inicial de docentes do curso de História com efetivo aproveitamento da relação teoria /prática.
- Aprofundamento da articulação pesquisa, extensão e ensino nas atividades desenvolvidas pelos graduandos em formação.
- Desenvolvimento de metodologias inovadoras para o ensino de História.
- Aproximação e melhoria do diálogo entre a Universidade Pública e a Educação Básica.
- Ações didáticas que possam melhorar os indicadores nacionais da educação das escolas envolvidas no projeto.
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